sábado, 22 de fevereiro de 2014

RESUMO: COORDENADAS, ORIENTAÇÃO GEOGRAFICA E ZONAS CLIMÁTICAS.

COORDENADAS:
Coordenadas geográficas são linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”, essas linhas são os paralelos e meridianos, através deles é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.
Veja abaixo alguns itens importantes nas coordenadas geográficas:
Plano Equatorial: É um plano imaginário que divide a Terra em dois polos: norte e sul, de forma igual, mas de uma maneira metafórica, é o mesmo que cortar uma laranja em duas partes iguais com uma faca.
Paralelos: São linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial.
Latitude: É a distância medida em graus de um determinado ponto do planeta entre o arco do meridiano e a linha do equador.
Meridianos: São linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os polos norte e sul.
Longitude: É a localização de um ponto da superfície medida em graus, nos paralelos e no meridiano de Greenwich.

 

ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA:
Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por conseqüência, os referenciais para localização e para orientação.
Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam.
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como GPS, bússola.

Rosa dos ventos

A rosa-dos-ventos é uma figura nos quais estão presentes:
  • Os pontos cardeais: Norte (N), sul (S), Oeste (O, ou West, em inglês) e Leste ou Este (L ou E);
  • Os pontos colaterais: Noroeste (NO), nordeste (NE), sudoeste (SO) e sudeste (SE);
  • Os pontos subcolaterais, és-nordeste (ENE), nor-nordeste (NNE), su-sudeste (SSE), és-sudeste (ESE), oés-sudoeste (OSO), su-sudoeste (SSO), nor-noroeste (NNO), oés-noroeste (ONO);
  • Os intermediários.
  •  
  •  
  • ZONAS CLIMÁTICAS:
  • Sabemos que na terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias. por exemplo, nos pólos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões próximas a linha do equador, a temperatura em geral é elevada todos os meses do ano.

    Como se explica essa diferença de temperatura entre essas duas regiões?

    Você sabe que o calor que sentimos vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais, esses raios alcançam a terra mais diretamente, isto é, a inclinação dos raios solares. Já nas zonas polares, eles são bastantes inclinados. É por isso que próximo do equador a temperatura é elevada e próximo dos pólos é baixa.
    Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos pólos, a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.

    São cinco as zonas climáticas da terra

    Mapa com as zonas climáticas da Terra
    - zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o tropico de câncer e o tropico de capricórnio. É a região mais quente da terra.
    - zona temperada do norte: entre o tropico de câncer e o circulo polar ártico. Como recebem  raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas . nessas zonas, é fácil receber a passagem das quatro estações do ano, pois ai cada estação apresenta as características que a diferenciam nitidemente das outras.
    - zona temperada do sul: entre o tropico de capricórnio eo circulo polar antártico.
    - zona polar do sul: abrange  as áreas localizadas dentro do circulo polar antártico.
    - zona polar do norte: abrange as áreas situadas dentro do circulo polar ártico.
    As zonas polares são as regiões mais frias do planeta, essas zonas recebem os raios do sol muito inclinados e, por tanto, muito fracos .por causa disso são muito frias. por esse motivo, ocorrendo nelas e formação de grandes geleiras.
    A maior parte do território brasileiro situa-se na zona tropical. daí por porque o Brasil, em geral, predominam temperaturas elevadas.
    É bom saber. A importância dos trópicos e dos círculos polares, deve se ao fato de eles servir de limites para as chamadas zona da terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário